.

Seja Bem vindo (a)

sexta-feira, 3 de maio de 2013


BRILHE A VOSSA LUZ!!!

Estamos bem próximos da data em que a humanidade comemora, ou relembra o momento em que o amor de Deus se revelou de “tal maneira” para a humanidade. É em João 3:16 que lemos: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna”.

E Jesus veio para nos ensinar o amor. Não a respeito do amor, como uma tese, mas sobre o amor de Deus que supera todas as coisas. Passados mais de 2000 anos será que já conseguimos compreender o amor?
Em João 13:34 diz o Senhor: “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu amei a vós, que também vos uns aos outros vos ameis”.

Hoje em dia muitas pessoas querem demonstrar amor através de presentes materiais. O Natal, que se diz data magna da cristandade, passou a ser a data maior do comércio e uma oportunidade de demonstrarmos a alguém que a amamos. 

Mas será que o amor precisa de oportunidade para ser demonstrado? Eu acho muito oportuno lembrarmos aqui a carta de Paulo aos Romanos, 12:9. E tomo como referência a NVI que é de mais fácil compreensão: “O amor deve ser sincero. Odeiem o que é mau, apeguem-se ao que é bom”. Lembrando que a tradução da Bíblia da Sociedade Bíblica Britânica diz: “O amor seja sem hipocrisia”.

Hipocrisia: É o ato de fingir o que a gente não é, ou não sente, ou não crê; falsidade. Vivemos numa sociedade hipócrita, que tem como base de seus relacionamentos os interesses e a mentira. Isso gera um “amor” demonstrado com base na hipocrisia e não na verdade. Um amor sem comprometimento e desviado do que realmente é.

O texto bíblico é claro e direto: “O amor seja sem hipocrisia (Rm 12:9). Qualquer ensaio da prática de um “amor” que tenha traços de falsidade e mentira, ou interesses maldosos, não é a virtude que chamamos amor.
Não é estranho para mim que atualmente seja tão difícil encontrar pessoas que amam de verdade, pois atualmente, talvez amemos mais as coisas que as pessoas. Vejo pessoas amarem [de verdade] carros, animais, bens materiais, cargos, aparelhos tecnológicos, muito mais e com mais verdade do que amam as pessoas.

Respondendo aos discípulos, que perguntaram se seria possível fazer um resumo de toda a Lei de Deus, Jesus assim respondeu: Eis o primeiro mandamento: “Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força. O segundo é: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes” (Mc 12:30-31).

Jesus também advertiu sobre o que a maldade e a hipocrisia fariam com o amor na vida das pessoas nos últimos tempos: “E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos” (Mt.24:12). Ao olharmos para o mundo é o que temos visto nos dias de hoje. Não contribua para este esfriamento. Exercite esta virtude. Lembre-se a cada dia das palavras do Amado discípulo João: “Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade” (1 João 3:18).

O Objetivo maior da criatura humana é o de promover a sua própria renovação. Temos que aprender a refletir sobre isto e esforçarmo-nos para nossa gradativa evolução espiritual. E para aprender, refletir e melhorar-se, nada melhor do que através do trabalho, que dignifica. 
Jesus, ao descer das esferas de luz da Espiritualidade Superior, teve por objetivo maior orientar a Humanidade no rumo certo do aperfeiçoamento moral. E a palavra de ordem, enérgica de um lado mas suave ao mesmo tempo, foi e continua sendo: “Brilhe a vossa luz”. Compreendamos que tudo isto foi trazido ao mundo ao preço de seu próprio sacrifício.
O texto evangélico que lemos em Mateus 5.v.16 diz: “De tal modo brilhe a vossa luz diante dos homens, que eles vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus”.

A infinita ternura de sua angelical alma sugere-nos, incisiva e amorosamente, o esforço benéfico. “Brilhe a vossa luz”. E a palavra de Jesus é forte, convocando-nos a ação já. Não é algo a fazer. É prá já, é agora: BRILHE!

O interesse do Senhor é o de que os seus discípulos, de ontem, de hoje e de qualquer tempo, sejam enobrecidos por meio de uma existência moralizada, esclarecida e fraterna. O Evangelho é o presente de céus para que o ser humano, em recebendo suas bênçãos, seja cheio de luz e se revigore com as energias que ele irradia, enriquecendo a alma com seus ensinamentos que dá a direção do caminho a percorrer para chegarmos a Deus.

O Espiritismo, em particular, como revivescência do Cristianismo, é o celeiro onde estão armazenados os alimentos necessários para o homem abastecer-se e alimentar-se com os ricos tesouros da Codificação, a bem de empreender jornada segura em direção às moradas celestiais.

De repente seria interessante perguntar: de que mais precisa o homem para engrandecer-se em relação a cultura e sentimento de amor? Com certeza não faltam os elementos de renovação. Desde há dois mil anos os ensinos de Jesus estão presentes em nossas vidas. Então, que falta aos homens e mulheres de hoje, após receber tantas luzes do céus, para que “brilhe a sua luz”?!...

Recordo as palavras de Jesus na maravilhosa mensagem das “Bem-aventuranças” em Mateus 5:16 – “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus”.

Nós também podemos ser luz, como Pedro, quando a sombra de sua passagem muitas pessoas eram curadas (Atos 5:15). Podemos ser luz como Ananias e dizer: Eis-me aqui, Senhor (Atos 9:10). Podemos ser como Estevão que cheio de graça e poder, fazia grandes milagres e prodígios entre o povo (Atos 6:8). Paulo, na carta aos Romanos, recomenda a irmã Febe, que serve na Igreja de Cencréia e tem sido uma benção na vida de muitas pessoas, inclusive a ele mesmo.

A renovação do homem, sob o ponto de vista moral, intelectual e espiritual, é difícil, sem dúvida. Mas, creia, é com certeza realizável. É indispensável, tão somente, dispormo-nos ao esforço transformativo, com a conseqüente utilização dos recursos, meios e elementos que o Evangelho de Jesus e o Espiritismo nos fornece de forma exuberante e farta, sem a exigência de qualquer outro preço a não ser o preço de uma coisa bem simples: A boa-vontade. A disposição de auto-melhoria.

O homem para renovar-se tem que estabelecer um programa tríplice, como ponto de partida para a sua realização íntima, a fim de que “brilhe a sua luz”, baseado no estudo, na meditação e no trabalho.

ESTUDO: O estudo se obtém através da leitura do Evangelho, dos livros da Doutrina Espírita e de quaisquer obras educativas, religiosas ou filosóficas, que o levem a projetar a mente na direção dos ideais superiores. A Doutrina Espírita não proíbe, de modo algum, a leitura de obras de outras religiões, porque entende que todas as religiões são caminhos para a elevação espiritual do ser humano. Cada pessoa tem o direito de freqüentar a religião, ou igreja, onde mais se identifica.

Em relação ao estudo, este deve ser meditado, assimilado e posto em prática, a fim de que se transforme em frutos de renovação efetiva, positiva e consciente. “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”.

MEDITAÇÃO: A meditação é o ato pelo qual se volve o homem para dentro de si mesmo, onde encontrará a Deus, no esplendor de sua Glória, na plenitude do seu Poder, na infinita expansão do seu Amor. “O Reino de Deus está dentro de vós”.

É através da prece e na meditação que o homem obterá a fé de que necessita para a superação de suas fraquezas e a esperança que lhe estimulará o bom ânimo, na arrancada penosa, bem como o conforto e o bem-estar que lhe assegurarão, nos momentos difíceis, o equilíbrio interior. O fortalecimento moral e a inspiração para a execução do bem o homem obterá através da oração.

TRABALHO: O trabalho, em tese, para o ser em processo de evolução, apresenta-se sob três aspectos principais: material, espiritual e moral: 

Através do trabalho material, propriamente dito, dignifica-se o homem no cumprimento dos deveres para consigo mesmo, para com a família que Deus lhe confiou, para com a sociedade de que participa. É pelo trabalho espiritual que se exerce a fraternidade com o próximo e aperfeiçoa-se no conhecimento transcendente da alma imortal.

No campo da atividade moral, lutará, simultaneamente, por sublimar aquelas qualidades com que já se sente aquinhoado. Em resumo: aquisição, cultivo e ampliação de qualidades superiores que o distanciem, em definitivo, da animalidade em que jaz há milênios de milênios.

A palavra do Senhor – “BRILHE A VOSSA LUZ” – impele-nos na atualidade à realização deste sublime programa: - Renovação moral, cultural e espiritual.

A estrada é difícil, o caminho é longo, repleto de espinhos e pedras, de obstáculos e limitações, porém, a meta é perfeitamente alcançável. Uma coisa, apenas, é indispensável: um pouco de boa-vontade. Boa-vontade construtiva, eficiente, positiva. O resto virá, no curso da longa viagem do espírito eterno.

É Natal! Que o amor seja não fingido, mas real, verdadeiro. Amor não de palavras ou até mesmo de meias-palavras. Amor que se demonstra no dia-a-dia e não só quando há interesses.

Jesus veio para nos ensinar o Amor. Natal é aniversário de Jesus. Será que já estamos qualificados a dar a ele um grande presente? A prova de que sabemos amar verdadeiramente?

Que o Senhor Jesus abençoe a todos e tenham um Feliz Natal e um excelente ano novo, de tal modo que todos os sonhos, de ontem, de hoje e de sempre, se tornem realidade.

         (Palestra proferida no Centro Espírita Anjo da Guarda, em
         Joinville, em 17 de dezembro de 2012).


Nenhum comentário:

Postar um comentário